Na compra de qualquer item a colocação é gratuita!

ESCAPAMENTOS

O que é escapamento e para que serve?

 Escapamento é o nome dado ao sistema de exaustão de um automóvel. Este sistema tem 3 funções principais: 

1.  Eliminar os gases gerados após a queima nos cilindros, conduzindo os gases resultantes ao ambiente, devidamente filtrados, a fim de amenizar a poluição.

2. Reduzir o barulho gerado pelo motor do carro, proporcionando conforto ao deixar o ruído do motor no nível determinado pela legislação vigente.

3. Evitar que os gases tóxicos invadam o interior do veículo.

O que compõe o sistema de escapamento?

  

O sistema de exaustão de um veículo é composto por quatro partes interligadas. Inicialmente está o tubo dianteiro, que capta os gases gerados pela queima do combustível e os leva ao catalisador. Nesta segunda etapa substâncias poluentes são transformadas, por meio de seus elementos internos de cerâmica, em gases menos nocivos à atmosfera. A toxicidade é reduzida pelo catalisador em até 95%.

Em seguida, os resíduos passam pelos silenciosos intermediário e traseiro, que diminuem o nível de ruído do motor e ajudam a filtrar os poluentes. Por fim, são expelidos no ar.

Cada montadora de veículo define o projeto do escapamento baseado nesta configuração, adequando os conjuntos e catalisadores aos espaços no assoalho do veículo.

Por essa razão o escapamento do Gol, por exemplo, embora tenha a mesma função, não é igual ao escapamento do Palio. Ou seja, cada veículo possui seu próprio projeto de escapamento. 

É seguro realizar adaptações no sistema de escapamento comum/não universal?

Não. A adaptação ou customização não é recomendada. Ao realizar mudanças no modelo original há risco de causar danos ao funcionamento do veículo. Alterar o escapamento pode provocar problema nos motores, falhas na marcha e um consumo excessivo de gasolina. Além disso, quando acumula gás no escapamento, aumentam as chances de uma explosão. Por essas razões a loja Curate Canos e Silenciosos não realiza adaptações, trabalhando exclusivamente com produtos originais.

Dicas de manutenção

De acordo com reportagem do site G1, para garantir que o sistema de escapamento de carro estará sempre com sua máxima eficácia, alguns cuidados devem ser observados: 

  • Sempre que possível, verifique os fixadores e abraçadeiras;
  • Faça inspeções a cada 3 meses;
  • Faça a revisão completa a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros;
  • Se alguma peça do sistema apresentar defeito, estiver corroída ou com falhas, o único conserto é a troca;
  • Cuidado ao passar por lombadas ou obstáculos elevados, pontiagudos ou soltos na estrada, como por exemplo um galho de árvore, pois o escapamento pode ser atingido e ficar danificado;
  • Evite fazer o carro pegar no tranco. Essa prática pode deixar a gasolina que não foi queimada escorrer pelo sistema de escapamento e isso pode danificá-lo.

Referências:

 jornaldocarro.estadao.com.br

doutormultas.com.br

g1.globo.com

mastra.com.br